Em poucas palavras, o modelo e a terapia cognitiva propõem que um pensamento disfuncional (que influencia o humor e o pensamento do paciente) é comum e a principal causa de todos os transtornos psicológicos.
Quando as pessoas aprendem a avaliar seu pensamento de forma mais realista e adaptativa, elas obtêm uma melhora em seu estado emocional e no comportamento.
Assim, os terapeutas cognitivos trabalham sempre com foco nos pensamentos e conjuntos de crenças de seus pacientes, as crenças básicas do paciente sobre si mesmo, seu mundo e as outras pessoas.
A modificação dessas crenças disfuncionais muitas vezes inconscientes produz uma mudança muito rápida e duradoura.
Por exemplo, se você continuamente subestima suas habilidades, pode ser que tenha uma crença subjacente de incompetência.
A modificação dessa crença geral (isto é, ver a si mesmo de forma mais realista, como alguém que tem pontos fortes e pontos fracos) pode alterar a sua percepção de situações específicas com que se defronta diariamente. Você não terá mais tantos pensamentos com o tema: “Eu não faço nada direito”. Em vez disso, em situações específicas em que comete erros, você provavelmente pensará: “Eu não sou bom nisto [tarefa específica]”.
Assim, paciente e terapeuta de maneira prática e objetiva estabelecem metas e focos para reinterpretação de crenças e pensamentos disfuncionais, conseguindo em um período relativamente breve uma vida mais saudável e produtiva.
Saiba mais em
Seu equilíbrio emocional.
Psicologo Flávio Soares (CRP:36936)
wathsapp: 1196250.25.12