Grande parte do controle de nossas vidas passa por nossas emoções, além disso elas são o nosso tanque de combustível, são nossas energias (Amor, empatia, serenidade, segurança, resiliência, medo, raiva, inveja, ciúmes, são “estados emocionais”)
O jeito com que interpretamos, reagimos e somos afetados pelos acontecimentos cotidianos mostram o que podemos definir resumidamente de nosso “estado emocional”
Dependemos dele, desse “estado emocional” para viver positivamente e com equilíbrio, com saúde física, mental e com assertividade em nossas relações com os outros e com a gente mesmo.
Não é uma tarefa simples manter o equilíbrio durante todo o nosso dia e muitas vezes em momentos difíceis acabamos afetados e nos desequilibrando, perdendo o controle de nossas emoções e nos expondo a um modelo de vida pouco saudável e que pode nos impactar negativamente por longos períodos. Esses momentos de desequilíbrio emocional assumem formas patológicas diagnosticadas como Depressão, Síndrome do Pânico, Bipolaridade, Fobias e os mais diversos tipos de transtornos de personalidade.
Infelizmente, nem sempre é fácil cuidar de si e reconhecer o que está acontecendo em nós mesmos. Isto é especialmente verdade em situações emocionalmente difíceis e dolorosas. Situações que criam sofrimento, medo e insegurança, acontecimentos não raros em nossos dias atuais. Os “desequilíbrios emocionais” quando não compreendidos e elaborados tendem a assumir os mais variados sintomas e diagnósticos psicopatológicos nos arrastando para um círculo constante e negativo de percepção, interpretação e reações desajustadas.
O que podemos fazer se essas situações aparecerem? Como devemos nos comportar quando nos sentimos destruídos e presos em um beco sem saída? Como podemos enfrentar esses sentimentos negativos que nos mantêm presos?
Não existem fórmulas mágicas, caminhos fáceis, atalhos ou comprimidos milagrosos, o que você pode começar a fazer é estar em constante exercício com a sua mente em um processo contínuo de aprender, reaprender e encarar a natureza dos fatos da vida com objetividade, parcimônia e serenidade. E esse exercício é a principal proposta do modelo de Terapia Cognitivo Comportamental onde um psicólogo especializado lhe ajudará no resgate do equilíbrio emocional, lhe ajudara a aprender e reaprender o momento e a vida em que está inserido e que podem estar levando a desajustes, sofrimentos e diagnósticos psicopatológicos.
Saiba mais em
www.seuequilíbrioemocional.com
Psicólogo Flávio Soares, CRP 36936
WhatsApp: 1196250.2512